***

Bom dia caros visitantes do “Marafações de uma Louletana”.

O Colégio Internacional de Vilamoura – CIV – foi fundado em 1984 como escola de educação internacional para servir os alunos da área de Vilamoura. Mercê do seu ideário e da sua filosofia educativa, o colégio tem atraído cada vez mais alunos de localidades portuguesas mais distantes e cada vez mais de outros países. Hoje, para além dos alunos portugueses, interessados em fazer os seus estudos numa escola de educação internacional, a comunidade de alunos do colégio junta 42 nacionalidades de diferentes expressões culturais e linguísticas.

Uma das suas características mais interessantes é o seu programa de estudos: promove aprendizagem do inglês e do português como duas primeiras línguas até aos 10 anos de idade. A comunicação e o ambiente bilingue estão sempre presentes em todas as classes. Os alunos podem seguir o plano de estudos portugueses (currículo português) ou o plano de estudos ingleses (British national curriculum), ambos adaptados a uma versão de educação internacional. Grande parte das famílias portuguesas opta pelos estudos ingleses. Os alunos e as famílias são orientados nos seus estudos básicos em função da sua proveniência linguística e da necessidade de adquirirem numa idade precoce competências noutras expressões linguísticas.

Os níveis de ensino existentes no Colégio são: desde os 3 anos (nos estudos portugueses) ou Nursery (nos estudos ingleses) até ao 12º ano de escolaridade ou à classe 13 dos estudos ingleses.

O universo do CIV é o mesmo das escolas internacionais que servem mais de 220 mil alunos em todo o mundo. São cerca de 600 projectos de educação espalhados por cerca de 120 países (um dos movimentos com mais representatividade em todos os continentes no âmbito das escolas de educação básica e secundária). O Colégio Internacional de Vilamoura é membro regular do European Council of International Schools – ECIS: uma organização dedicada à promoção da educação internacional no mundo.

O CIV é ainda um centro acreditado pela Universidade de Cambridge.

Durante vários anos, Renato Costa, infelizmente já falecido, foi director do Colégio Internacional de Vilamoura.

O Colégio Internacional de Vilamoura foi agraciado pela Câmara Municipal de Loulé em 2009 com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata. 

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *