***

Bom dia caros visitantes do “Marafações de uma Louletana”.

Com a proximidade da Festa em honra de Nossa Senhora da Glória, hoje decidi escrever alguma linhas sobre a Igreja que alberga esta imagem e que se situa em Benafim, terra do interior louletano.

Há quem diga que a Igreja de Nossa Senhora da Glória, situada num local pitoresco da aldeia de Benafim, terá sido construída onde poderá ter existido uma mesquita. Em Benafim foram encontrados na sua área vestígios que certificam a presença árabe na região.

A Igreja, de uma só nave, tem uma abóbada e um altar principal com a imagem da Nossa Senhora da Glória, bem como dois altares laterais com as imagens da Nossa Senhora do Rosário e da Nossa Senhora da Piedade.

Na parte de trás da Igreja existe um crucifixo em azulejo muito interessante sob o aspecto artístico. Este monumento eclesiástico, sendo o mais importante de Benafim, encontra-se em bom estado de conservação, tendo conhecido ao longo dos anos várias intervenções.

A Festa em honra da Nossa Senhora da Glória é muito antiga e realizava-se anualmente nos dias 22 e 23 de Outubro. Actualmente celebra-se no terceiro fim-de-semana do mês de Outubro, movimentando muitos fiéis.

Aqui fica o programa da festa deste ano que se realizará dia 22 de Outubro:

9H00 – Alvorada com foguetes e morteiros
13H30 – Abertura da mesa de ofertas
14H30 – Eucaristia solene celebrada pelo Padre
Carlos Matos
15H30 – Saida da procissão
17H00 – Venda das ofertas

 

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *