Olá caros visitantes do “Marafações de uma Louletana”. 

Como já referi no ano passado, o Carnaval em Loulé não se resume ao centenário desfile de carros alegóricos na Avenida José da Costa Mealha. Também na cidade de Quarteira e na aldeia de Alte se brinca ao Carnaval. Hoje proponho-me deixar aqui uma breve história destes dois “Carnavais” que muitos atraem ao Concelho de Loulé.

 

***

O Carnaval de Quarteira:

O primeiro Carnaval a sério em Quarteira data de 1922. Esta iniciativa nasceu da vontade de um grupo de mulheres de forte espírito bairrista que, numa noite de serão enquanto trabalhavam na construção de um presépio no Edifício da Junta de Freguesia, acreditaram ser possível fazer um Carnaval “à séria”em Quarteira. A Junta de Freguesia envolveu-se neste projecto e foi criada uma Comissão de Ruas. Posteriormente foram enviadas cartas para escolas e associações convidando as mesmas a participar na realização do corso carnavalesco. O resultado foi a formação de 12 comissões que se reuniram na Junta para conhecer qual o apoio que esta daria nas mais diversas áreas. Atribuiu-se então um subsídio de 1000 contos, cabendo a cada comissão a verba de 83 contos. Escolheram-se os temas e começaram a ser feitas viagens a Lisboa, Porto e Espanha para procurar roupas bonitas para os trajes carnavalescos. Os arranjos dos carros ficaram a cargo dos homens.

A partir deste momento e até aos dias de hoje, o Carnaval de Quarteira distingue-se dos demais pela diversidade dos temas apresentados, sendo que o desfile não está sujeito a um único tema e cada grupo usa a sua imaginação e exibe temáticas diferentes.

O corso carnavalesco tem lugar na Avenida Marginal e, mantendo a tradição, na Quarta-feira de Cinzas os quarteirenses fazem questão de enterrar o Entrudo. O Entrudo vai a enterrar e durante a missa é lido o testamento, em tom de sátira político-social.

Este ano o desfile contará com 14 carros alegóricos e o programa é o seguinte:

09 Fev. – 14H30 – Av. Infante de Sagres (desfile de carnaval com carros alegóricos)

10 Fev. – 14H30 – Av. Infante de Sagres (desfile de carnaval com carros alegóricos)

12 Fev. – 14H30 – Av. Infante de Sagres (desfile de carnaval com carros alegóricos)

13 Fev. – 21H00 – Enterro do Entrudo (Inicio Rua da Alegria e termina na Praça do Mar)

 ***

***

O Carnaval de Alte:

Podemos dizer que o Carnaval de Alte é um dos mais antigos do Algarve. Os seus primórdios remontam aos anos 40 do século XX, sendo que a mais antiga imagem deste festejo é a de um grupo de pessoas da banda de Alte que, com os seus instrumentos e vestidos de músicos, improvisavam concertos. O local do cortejo é e sempre foi o mesmo: a zona central desta típica aldeia algarvia, nomeadamente no hoje designado Largo José Cavaco Vieira. Aqui acorriam pessoas de várias localidades para verem passar os foliões. Nesta altura, começaram a aparecer os primeiros carros de mulas enfeitados. O Carnaval assim festejado manteve-se até aos anos 60. Nos anos 70, começaram a surgir os primeiros carros alegóricos puxados por tractores, mais e melhor ornamentados, mas sempre mantendo a tradição. Outrora, eram as gentes da freguesia que preparavam todo o Carnaval.

A população aproveita o Carnaval para, através da sátira político-social, fazer chegar as suas necessidades e reivindicações junto da edilidade.

Antes dos festejos propriamente ditos, realizados no Domingo e Terça-feira, os jovens da freguesia preparavam diversas partidas carnavalescas. Estas partidas eram chamadas “cacadas” por se partirem cântaros velhos nas casas das pessoas. Escreviam-se também cartas às raparigas e rapazes solteiros com declarações de amor fictícias.

Também no Carnaval de Alte era comum ornamentar os carros com flores coloridas de papel numa alusão às amendoeiras que por esta época se encontram floridas.

Após um interregno, o povo altense reiniciou o Carnaval em 1985, iniciativa levada a cabo pela Casa do Povo de Alte e pelo recém-criado Grupo de Amigos do Carnaval.

Em 2002, a Junta de Freguesia de Alte assumiu a responsabilidade da organização do Carnaval, com a colaboração das diversas colectividades locais. A partir deste momento o Carnaval foi sendo sucessivamente actualizado, no entanto, mantêm o cariz tradicional, não recorrendo às chamadas “brasileirices”, nem a bonecos produzidos por profissionais.

Com o passar dos anos, o Carnaval de Alte atrai cada vez mais visitantes, sendo uma mais valia para a aldeia.

Aqui fica o programa do Carnaval de Alte deste ano:

 

 

Domingo dia 10 de Fevereiro:

 

15h00 – Início do Corso,

21h30 – Baile de Foliões com Ricardo Glória – salão da Casa do Povo de Alte – concurso de máscaras.

 

 

Terça dia 12 de Fevereiro:

 

1500 – Início do Corso,

21h30 – Baile de Foliões com Valter Cabrita – Entrega dos prémios aos grupos participantes.

 

O “Marafações de uma Louletana” deseja um bom Carnaval a todos os seus visitantes.

Sejam bem-vindos a Loulé nesta quadra e desfrutem dos nossos vários “Carnavais”.

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous Post
«
Next Post
»