Os “carnavais” de Loulé

15 de Fevereiro de 2012

Bom dia caros visitantes do “Marafações de uma Louletana”.

Em Loulé o Carnaval não se resume ao desfile na Avenida José da Costa Mealha. Pelo Concelho, as diversas populações locais organizam outros “carnavais” que também são dignos de referência. Destaque então para os “carnavais” de Alte e Quarteira.

***

***

O Carnaval de Alte é uma referência a nível regional de entre os eventos comemorativos da quadra carnavalesca. Trata-se de um Carnaval de cariz tradicional, pois toda a confecção e elaboração dos carros alegóricos e grupos de foliões são, exclusivamente, feitos pelos grupos participantes, sem recurso a empresas especializadas na matéria. Este facto faz com que cada ano haja coisas novas, diferentes, onde a imaginação e criatividade das pessoas da terra são o factor que determina a originalidade do Carnaval de Alte. Todos os anos este Carnaval tem apresentado uma grande qualidade e originalidade nos temas apresentados. Este ano conta com a participação de 10 carros alegóricos e 5 grupos de foliões. O desfile de Carnaval realiza-se no domingo e terça feira entre as 15:00 e as 18:00 horas. À noite, pelas 21:30 horas, há bailes de Carnaval no salão da Casa do Povo de Alte.

***

carnaval quarteira***

Já em Quarteira os festejos carnavalescos animam durante alguns dias a marginal da cidade. Com um programa recheado de surpresas, este Carnaval é um importante cartaz turístico, movimentando muitos cidadãos nacionais e estrangeiros. O desfile contará com carros alegóricos, representando as diversas associações e clubes da freguesia, os temas serão escolhidos pelos próprios grupos e podem ir desde a sátira politica, até alusões directas às próprias agremiações envolvidas no corso.

Em Quarteira os desfiles de Carnaval acontecem nos dias 18 e 19 de Fevereiro a partir das 15h00 e no dia 22 tem lugar o chamado enterro do entrudo.

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *