***

Bom dia caros visitantes do “Marafações de uma Louletana”.

Quarteira é palco, em 7 e 8 de Dezembro 2009, de um dos maiores e mais importantes eventos religiosos da região – trata-se da festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos Pescadores de Quarteira e também de Portugal.

Do programa, destaca-se no dia 7 , pelas 21h00, a procissão de velas da Santa Padroeira, que sairá da Igreja de Nossa Senhora da Conceição até à Igreja de São Pedro do Mar.

No feriado de dia 8 tem lugar a Eucaristia, na parte da manhã, e, na parte da tarde, inicia-se a procissão que levará a imagem a percorrer as artérias da cidade e ainda a embarcar numa viagem de barco até ao seu Porto de Abrigo.

À noite não faltará a música e ainda um espectáculo de fogo de artifício.

A Festa da Nossa Senhora da Conceição (Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria) – Padroeira de Quarteira e dos seus pescadores, tem raízes culturais profundas (a imagem foi encontrada nas redes pelos pescadores há mais de 200 anos) na comunidade piscatória e em todos os quarteirenses. Para além das novenas e de outras celebrações religiosas, destaca-se no dia 8 de Dezembro o desfile das embarcações de pesca engalanadas que acompanham a procissão religiosa, seguido da Bênção do Mar que desde o ano de 2000 é efectuada no novo Porto de Pesca de Quarteira onde foi erigida uma pequena capela para acolher a Santa.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous Post
«