A Festa de Santa Luzia

14 de Outubro de 2011

***

Bom dia caros visitantes do “Marafações de uma Louletana”.

No passado Domingo, dia 9 de Outubro, realizou-se em Loulé a designada Festa de Santa Luzia. Festividade de carácter anual que visa homenagear Santa Luzia de Siracusa também conhecida por Santa Lúcia (ou Santa Luzia), protectora dos doentes dos olhos.

Luzia foi uma jovem siciliana que morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano em Siracusa. Depois de alguns anos foi reconhecida como santa pelo Vaticano. Anos depois foi canonizada, tornando-se santa e mártir da Igreja Católica.

Esta é uma festa de cariz religioso, que além da vertente religiosa, tem também uma vertente de animação.

Na elevação norte da cidade de Loulé situa-se a Ermida de Santa Luzia. Esta ermida, construída entre o último quartel do século XVI e a primeira metade do século XVII, adoptou a arquitectura chã. Originalmente compreendia apenas a zona do altar, tendo sido aumentada em época desconhecida. Devido ao estado de degradação em que a mesma se encontrava, foi criada uma comissão responsável pela sua recuperação, tendo sido angariadas verbas que permitiram recuperar a fachada, as coberturas e o interior do templo. A intervenção terminou em 1997.

Santa Luzia está também perpetuada na toponímia da cidade de Loulé designando uma artéria que tem início na Rua Nossa Senhora de Fátima e término na Rua Simão José de Azevedo. A mesma artéria situa-se junto ao antigo caminho de Santa Luzia.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *