A festa das chouriças em Querença

11 de Janeiro de 2013

***

Olá caros visitantes do “Marafações de uma Louletana”.

Em Querença aproxima-se a data da celebração de uma das festas mais populares do Concelho de Loulé: a festa das chouriças ou festa em honra de S. Luis, protector dos animais.

Esta festa, que mistura o sagrado com o profano, é uma forma da população serrana agradecer a protecção dispensada por S. Luís ao porco, que engordado e pronto para a matança garante o sustento da família durante o ano. Atraindo a Querença gente de todos os lados, a festa das chouriças permite aos visitantes degustar não só estas iguarias, como também pão caseiro e vinho novo.

 

***

A vertente religiosa manifestasse na celebração da missa na Igreja da Nossa Senhora da Assunção e na posterior procissão com a imagem do padroeiro pelas ruas da aldeia.  

Este ano a festa das chouriças terá lugar no dia 20 de Janeiro, sendo antecedida, no dia 19, pelas 21h, por uma noite de fados. No dia 20, a missa será celebrada pelas 15h, seguindo-se a procissão e depois o já celebre leilão de chouriças e ofertas.

Estará também patente um exposição subordinada ao tema “Matança do porco”.

A marafada recomenda a visita a esta aldeia típica do Concelho de Loulé e a participação na festa que permite a todos saborear a típica gastronomia algarvia e fazer parte de uma das tradições mais enraizadas no povo louletano. 

Bem hajam!

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *