***

Bom dia caros visitantes do “Marafações de uma Louletana”.

A 13 de Maio, a cidade de Quarteira comemora o 13º aniversário de elevação ao estatuto de cidade. Mais uma vez a Câmara Municipal de Loulé, em parceria com a Junta de Freguesia local, promove um programa de animação durante três dias, com muita cultura, desporto, actividades ambientais e inaugurações.

A VI Expo Ambiente e Energias Renováveis volta a ser um dos eventos integrados no Aniversário da Cidade. Nos dias 11, 12 e 13, entre as 12h00 e as 23h00, na Praça do Mar, estão previstas demonstrações de diferentes equipamentos de aproveitamento de energias renováveis (energia solar térmica, fotovoltaica e eólica), exposição e demonstração de utilização de veículos amigos do Ambiente, a transmissão de filmes de educação ambiental CINE-ECO (sala da Praça do Mar) e ainda uma exposição e utilização dos fornos solares.

Na sexta-feira, dia 11, realiza-se um Torneio de Voleibol de Praia, no “Summer Arena”, no Passeio das Dunas, das 10h00 às 18h00. O grupo de música tradicional “Rastemenga” anima a noite na Praça do Mar, a partir das 20h00. E o Centro Autárquico de Quarteira recebe, pelas 21h30, o recital de poesia “Maio Maduro Maio”, por Afonso Dias, numa homenagem a Zeca Afonso. 

No sábado, dia 12, entre as 9h00 e as 13h00, no âmbito dos Programas Bandeira Azul e Eco Escolas, a Praia de Quarteira recebe a acção “Maré Humana – um dia de sensibilização pela proteção do litoral”.

As atenções centram-se também no Estádio Municipal de Quarteira onde, entre as 10h00 e as 18h30, decorre o Campeonato Nacional de Pessoas com Deficiência e o Campeonato Regional de Juniores em Atletismo.

A recém-criada Associação Xávega inaugura, no Centro Autárquico de Quarteira, pelas 18h00, a Exposição “António Retratista”.

A gastronomia também não foi esquecida neste programa comemorativo do aniversário de Quarteira e, pelas 19h30, vai ser confeccionada e servida uma Paella gigante, na Praça do Mar.

É neste espaço que o grupo Al-Mouraria dá um concerto, pelas 21h30.

No domingo, dia 13 de Maio, data em que se assinala o aniversário da cidade, às 9h00, é inaugurado o Centro Municipal de Marcha e Corrida, nas Piscinas Municipais de Quarteira, com uma Marcha Pedestre (7km) num percurso fácil, com início e fim neste Centro.

Às 10h00, em frente ao Centro Autárquico de Quarteira, realiza-se a cerimónia do hastear da Bandeira ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva, na presença do Corpo de Bombeiros Municipais de Loulé.

Pelas 10h15, é dada a partida para a tradicional Prova de BTT pelas ruas da cidade.

A entrega de prémios de Reconhecimento do Mérito Escolar, Empresarial e Profissional de Cidadãos e Entidades da Freguesia de Quarteira acontece às 10h30, no Centro Autárquico de Quarteira. Após esta cerimónia, a partir das 10h45, João Carlos Santos vai apresentar o livro “Quarteira, o Topónimo e a Povoação dos Séculos XIII ao XIX”.

Um grupo de voluntários participa na acção de limpeza da Praia de Quarteira, pelas 11h00.

“Embarcações, a Gente e o Mar” é o nome da Exposição que inaugura na Galeria de Arte da Praça do Mar, pelas 12h00. E à hora do almoço (13h00) será servida uma Cataplana Gigante na Praça do Mar.

A tarde inicia-se com a abertura do Mercado de Querença em Vilamoura, que decorre entre as 15h00 e as 19h00. O tradicional mercado inserido no Projeto Querença e que todos os meses tem lugar nesta típica aldeia do interior, vai estar neste dia na Marina de Vilamoura. O mercado irá constar da venda e divulgação de produtos locais, incluindo legumes, fruta da época, doçaria e artesanato.

Inserido na IV Expo Ambiente e Energias Renováveis, o desfile de veículos ecológicos pela Cidade de Quarteira, com passagens na Av. Infante de Sagres e Marina de Vilamoura, tem lugar às 15h00. Enquanto que o Raid do T.T. Morgadinho (Morgadinho Forest Challenge 2012) tem início às 15h00, estando prevista a passagem da caravana pela Praça do Mar.

O IV Meeting de Atletismo de Quarteira acontece entre as 16h00 e as 20h00, no Estádio Municipal de Quarteira.

As festividades encerram com a actuação do Grupo Folclórico de Faro, na Praça do Mar, pelas 19h30.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *