***

Bom dia caros visitantes do “Marafações de uma Louletana”.

A Câmara Municipal de Loulé vai assinalar o 38º aniversário do 25 de Abril com um conjunto de iniciativas oficiais, de âmbito cultural, ambiental e desportivo. 

As actividades arrancam no dia 24, pelas 21h30, com a projeção do filme “Capitães de Abril”, no Cine-Teatro Louletano. Aquela que foi a primeira longa-metragem de Maria de Medeiros como realizadora (2000) recebeu vários prémios nacionais e internacionais. A história é baseada no golpe de estado militar que ocorreu em Portugal, a 25 de Abril de 1974. Ela presta, deste modo, homenagem a esses jovens soldados que salvaram a sua pátria desse demasiado tempo obscuro, destacando-se Salgueiro Maia. As 24 horas de revolução são vividas por três personagens principais: dois capitães e uma mulher que é professora de literatura e jornalista. Para além de Maria de Medeiros, Stefano Accorsi, Joaquim de Almeida e Fréderic Pierrot são os protagonistas desta película.

No dia em que se assinala mais um aniversário da Revolução dos Cravos, a cidade de Loulé vai acordar com uma alvorada com foguetes e morteiros, pelas 9h00. Segue-se, às 9h30, a Cerimónia de Hastear da Bandeira Nacional, na Praça da República, ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva. Depois, esta filarmónica vai interpretar a “Grândola Vila Morena”, um dos símbolos de Abril. Antes e depois da cerimónia do hastear da bandeira, haverá distribuição de cravos pela população.

Pelas 10h30, as atenções centram-se na entrega dos talhões de terreno nas Hortas Sociais de Loulé, um equipamento que pretende proporcionar aos cidadãos, em especial aos mais carenciados, a possibilidade de cultivarem e assim poderem usufruir de produtos agrícolas frescos, produzidos por si e pelo seu agregado familiar.

Nesta data comemorativa, a Autarquia de Loulé propõe um dia no Parque Municipal, com diversas actividades para toda a família, a partir das 9h00. Minigolfe, Ténis de Mesa, Passeio BTT (25km), Marcha-Passeio (5km), Râguebi, Karaté, Ginástica Acrobática ou Aquafitness são as modalidades desportivas em destaque.

No CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé, as crianças vão poder participar numa pintura colectiva, modelagem de balões e pinturas faciais.

Pelas 16h30, na sala polivalente da Casa da Cultura de Loulé, o Teatro Análise de Loulé apresenta o espectáculo “E foi assim que Abril chegou”. Nesta peça o espectador será confrontado com algumas das vivências do povo português anteriores à Revolução, culminando no final com o relato dos acontecimentos de dia 25 de Abril de 1974.  O Teatro Análise de Loulé presta, com este espectáculo, humilde e sincera homenagem a todos os homens e mulheres que ajudaram a transformar os dias cinzentos de Portugal em dias luminosos de esperança.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *