Estamos quase a chegar ao mês de Setembro e é tempo de começar a encher (rechear) os figos que se puseram anteriormente ao sol para secarem.

Relativamente ao recheio com que se costumam encher os figos, existem muitas variantes. Há quem pique as amêndoas e lhes junte açúcar e canela, há quem prefira as nozes e há quem os torre, isto é, asse, sem qualquer recheio. Eu particularmente prefiro a versão mais simples e aquela que conheço praticamente desde que nasci, a de encher os figos com miolo de amêndoa inteiro.

O ritual de encher figos divide-se em várias etapas, mas embora pareça algo muito complicado, acaba por ser de uma enorme simplicidade. Seguidamente, tentarei dar uma ideia dos vários passos que constituem esta lida tão tradicional:

 

IMG_1635

 

Comecem, claro está, por apanhar alguns figos ainda verdes (mas já um bocadinho maduros) e coloquem os mesmos sobre uma esteira (eu usei um tabuleiro) ao sol. Os figos devem ficar um dia ou dois (ou até que aparentem estar secos) ao sol e nesse momento devem ser lavados com água e azeite. O azeite é utilizado com o objectivo de amaciar os figos para que seja mais fácil manuseá-los quando os formos encher. Depois de lavados, os figos devem ser colocados novamente ao sol até estarem completamente secos (mais um ou dois dias).

 

IMG_1960

 

Uma vez secos os figos, passamos à fase de os encher. Para tal deve-se utilizar uma faquinha afiada e fazer uma pequena ranhura num dos lados do figo e pela mesma inserir os miolos de amêndoa. Coloquem apenas os miolos necessários para o figo ficar bem cheio mas a ranhura unir para que uma vez no forno os figos não abram.

 

IMG_1963

 

Quando os figos estiverem cheios disponham-nos num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deve ser deixado um pequeno espaço entre os figos para que não colem uns aos outros. Seguidamente leva-se os figos ao forno pré-aquecido a 180º e a partir desse momento devemos estar atentos para que não torrem demasiado. De vez em quando é importante mexer os figos para que assem homogeneamente.

 

IMG_1967 (1)

 

Finalmente podem retirar os figos do forno, esperar que arrefeçam um bocadinho e deliciarem-se.

 

IMG_1969

 

E, pronto, espero ter conseguido passar a ideia do que são os famosos figos cheios com amêndoa e de como todos podem confeccioná-los.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *