O Louletano Desportos Clube

23 de Dezembro de 2011

***

Bom dia caros visitantes do “Marafações de uma Louletana”.

Agraciado em 1993, pela Câmara Municipal de Loulé, com a Medalha Municipal de Mérito- Grau Prata, o Louletano Desportos Clube foi fundado a 6 de Junho de 1923 por: Dr. Frutuoso da Silva, João Féria, António Sancho, Pablito, Reis, Guanito Pablos, José de Sousa Ignês, Raul e Octávio Pinto, entre outros.

O objectivo subjacente à sua criação seria o de fomentar, entre os seus sócios, o desporto de salão, nomeadamente a ginástica, a esgrima, o ténis de mesa, o bilhar, o boxe, etc., na medida, em que o futebol e o ciclismo eram modalidades praticadas pelo Sporting Clube Louletano.

No ano de 1925, a Câmara Municipal de Loulé adquire à Marquesa de Pomares a Quinta da Campina para aí construir o seu Parque Municipal de Desportos. Este recinto foi dotado de um rectângulo para a prática do futebol, de uma pista de ciclismo e um hipódromo. Entretanto, o Sporting Louletano extingue-se os seus atletas juntam-se ao Louletano Desportos Clube.

Em 1967, o Louletano Desportos Clube criará no Parque Municipal um recinto para a realização de espectáculos desportivos, culturais e recreativos.

Para além das modalidades referidas, nas quais se destacaram nomes como o boxeur Pires Guerreiro ou o ciclista Vítor Tenazinha, o Louletano Desportos Clube mobiliza largas centenas de jovens para a prática desportiva desde 1974 incluindo também outras disciplinas como o atletismo, o râguebi, o andebol, o basquetebol, o voleibol e o hóquei em patins, o ténis de mesa, a ginástica, a natação, etc. Desde 1967, o LDC é igualmente baluarte do futebol juvenil do Algarve.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *