Bom dia caros visitantes do “Marafações de uma Louletana”.

Hoje a marafada optou por escrever um bocadinho sobre uma das instituições de maior importância existente em Loulé: a Casa da Primeira Infância.

Assim sendo:

A Casa da Primeira Infância é uma instituição particular de solidariedade social.

Primeira Associação criada em Loulé no pós-guerra recebeu o nome que hoje tem no dia 4 de Junho de 1945. Em 10 de Junho de 1945 foi inaugurada e “aloja-se” num grande edifício no Largo da Matriz, pela renda mensal de 300$00.

Foram fundadores desta instituição: Presidente: D.ª Maria José Soares Cabeçadas Ataíde Ferreira; João Farrajota Alves; D.ª Ivone Maria Pacheco Magalhães Pinheiro e D.ª Solange Vila Lobos Carvalho Santos.

A Casa da Primeira Infância ainda esteve instalada junto ao Castelo e só muito posteriormente viria ter a sua sede própria no Largo Capitão Salgueiro Maia.

Fundada para dar resposta às dificuldades das crianças mais desfavorecidas, ao longo da sua existência a Casa da Primeira Infância tem proporcionado às mesmas alimento, carinho e educação, muitas vezes de forma gratuita dadas as carências dos seus familiares.

Agraciada em 1995 com a Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro, em 2008, a Instituição abarcava 7 valências, nomeadamente Creche, Jardim de Infância, ATL – Loulé, ATL “Inca”, Centro de Acolhimento Temporário “Os Miúdos”, Centro Juvenil “Ajudar a Sorrir” e Projecto Ludo-Rodas.

Em 2010, a Câmara Municipal de Loulé homenageou a fundadora da Casa da primeira infância atribuindo o seu nome a uma artéria junto à Instituição.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *