asca***

Bom dia caros visitantes do “Marafações de uma Louletana”.

A Associação Social e Cultural de Almancil foi fundada em 18 de Agosto de 1992, sob a forma jurídica de Instituição Particular de Solidariedade Social, mas só quatro anos depois começou a ganhar forma, após a inauguração do centro de Dia para a Terceira Idade. A constituição desta Instituição surgiu de um grupo de pessoas preocupadas com as carências sociais existentes na freguesia de Almancil, especialmente no que respeita à ausência de equipamentos sociais.

Os sócios fundadores foram João Martins, Célia Graça, Rogério Teodósio, Humberto Isidoro, Maria D’Assunção Pereira, Joaquim Mascarenhas, José Esteves, Luis Conceição e Cristóvão Jacinto. Actualmente o presidente da ASCA é Hermes Luís de Brito Alberto.

Com cerca de três dezenas de trabalhadores, a ASCA desenvolve diversas actividades de caris cultural. Proporciona encontros desportivos e organiza a Festa das Comunidades. Tem um importante papel social através do apoio à terceira idade em centro de dia, apoio domiciliário integrado, refeitório social para os mais carenciados e fornecimento de refeições a escolas e jardins de infância da freguesia. Durante o período lectivo saem da Associação cerca de 300 refeições diárias. Para além disso, a ASCA tem cedido as suas instalações para a realização de cursos de alfabetização, informática, inglês, jardinagem e arranjos florais. A ginástica e o ioga são outras das grandes apostas na vertente desportiva.

Dentro em breve, a ASCA pensa colocar em prática a Unidade de Apoio Integrado (UAI), mais conhecida por Lar da Terceira Idade. Este é um desejo que já tem cinco anos de formulação e que agora está no bom caminho para a sua concretização.

O Poço foi o primeiro símbolo utilizado pela ASCA, por se tratar de algo que estava relacionado com a identidade histórica de Almancil. Este símbolo, da autoria da sócia honorária, Maria da Conceição Correia, foi benzido no primeiro aniversário da Associação, na Igreja de São Lourenço. Cinco anos depois, o símbolo foi alterado após a colocação de um vitral, da autoria do Mestre João Carlos Rodrigues, com a ajuda do Atelier – O Pentágono. O Vitral é alusivo à emigração, que marca fortemente a freguesia de Almancil. Deste modo, retrata uma cegonha, símbolo da emigração, pois volta sempre ao seu ninho.

 

Os contactos da ASCA são os seguintes:

Rua do Centro Comunitário

Almancil

Telef. 289 393 603/289 399 699

Fax.   289 397 898

Email: asca@mail.telepac.pt

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *