A Associação Cultural de Salir

2 de Outubro de 2011

***

Bom dia caros visitantes do “Marafações de uma Louletana”

Agraciada com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata, em 1998, a Associação Cultural de Salir, na sua forma embrionária, surgiu nos  finais da década de 1920, quando foi fundado em Salir um clube denominado “Leões da Serra”. A vida deste clube foi efémera, pouco mais de uma dezena de anos. 

O futebol nessa altura parou, seguiu-se a II Guerra Mundial e já na década de 1950 foi reactivado o associativismo em Salir. Do verde passou-se para o encarnado e nasceu o Sport Salir e Benfica. Mas mais uma vez o clubismo pelos grandes de Lisboa não se afirmou e o clube acabou por dissolver-se nos finais da década de 1960.

Nova pausa no futebol, nova pausa no associativismo até que aparece a 3 de Março de 1975 um grupo de carolas impulsionados por José de Sousa Madeira que fundam a Associação Cultural de Salir. Primeiro foram as “jogatanas” da ocasião em terrenos que os atletas preparavam para o efeito (estamos a falar de terrenos agrícolas) e mais tarde veio então o espaço que é hoje a casa do clube, o campo Joaquim António Teixeira. Aqui o Salir conheceu momentos de grande significado como por exemplo o título de campeão do Algarve (I Divisão) na época 1990/1991. Seguiu-se a primeira presença no campeonato nacional da III Divisão (5º Lugar) e no ano seguinte a vitória na Série F. Um feito jamais pensado mas que prestigia a Associação Cultural de Salir que participou na época 1993/94 na II Divisão Nacional.

Os principais dinamizadores do clube em 3 de Março de 1975 foram: José de Sousa Madeira, Sebastião José Pires Teixeira, José Inês Martins, Manuel Gomes Nogueira, Luís Faísca Gonçalves, José Faísca Marim Teixeira, Sebastião José Faísca Simão, Joaquim Filipe Guerreiro Mendes e José Manuel Guerreiro Teixeira.

A Associação Cultural de Salir teve como primeiro presidente, José Inês Martins. Seguidamente o clube foi presidido por Sebastião José Pires Teixeira, José António Guerreiro Cavaco, José Dias Mendes e Manuel Martins Alves. O seu presidente actual chama-se Deodato Martins João.

A Associação Cultural de Salir tem, além do futebol, outras modalidades o que a torna numa colectividade eclética. Assim para além do futebol, as outras modalidades promovidas por esta Associação são: o motorismo, a ginástica, o BTT, os jogos tradicionais e o tiro com armas de caça.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *